terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pão caseiro

Ooi!
Vou postar aqui uma receita da minha mãe, que todo mundo na familia acha que é da minha vó, uma tremenda injustiça, minha mãe que ensinou pra minha vó. É pão caseiro, que não é complicado de fazer, só demora um pouco, porque tem deixar crescer e etc. Então, pra os interessados num pão (sem ser do tipo pullman ou francês de sempre) bem mais gostoso que os comprados, lá vai:
  • 2 tabletes de fermento pra pão (30 gramas)
  • 1/4 de copo (metade da metade) de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
Misture esses ingredientes até ficar uma mistura liquida. Acrescente:
  • 2 ovos
  • 1/4 de copo de óleo
  • 2 copos de leite
Misture bem e acrescente:
  • 1 kilo de farinha
Agora dê mais uma misturada, vai começar a formar a massa, coloque sobre a mesa ou a pia limpinha, e amasse bem. Se estiver grudando na mão, acrescente um pouco mais de farinha até aderir bem, ficando macia e sem grudar. Coloque a massa dentro de uma bacia, e deixe crescer até ela dobrar de volume (mais ou menos por umas 2 horas).


 Retire a massa da basia e amasse mais uma vez, só até diminuir um pouco de volume, dar uma murchada. Divida em duas partes e modele dois pães (abra a massa na pia e enrole),
.
depois os coloque em uma assadeira grande, porque vai ser preciso deixá-lo crescer de novo, também até dobrar de tamanho:
.
Quando ele tiver crescido, asse em forno médio até dourar.
.
Olha ele aí quentinho, com a manteiga derretendo:

Um comentário:

Dahiane disse...

Esse pão ficou com uma cara ótima!!! Vou me animar e fazer! e é claro, vou colocar meu irmão alto e forte pra "sovar" a massa! hehe :)

Postar um comentário

Quem quiser, também pode mandar e-mail pra comidascriativas@gmail.com que retornaremos o contato. Tivemos tirar a postagem anônima por causa da quantidade de spans =/
Se você tiver alguma dúvida da receita e postar aqui, não se esqueça de vir olhar a resposta, porque sempre respondemos em 24h +/- (ou deixe o seu e-mail)