domingo, 23 de janeiro de 2011

Torradas com Sabor

Oi lindos, Thainá aqui, tudo bem?
Hoje vamos passar uma receita super simples e fácil. Quem é que não gosta de uma torradinha com chá ou café? É uma coisa super simples de ser feita e funciona como um curinga nas refeições.
Hoje, já existem no mercado algumas torradas com sabor, mas sao pequenas e tal, e não custam muito barato. Podemos fazê-las em casa, e muitas vezes, deixá-las mais gostosas do que as industrializadas. Hoje faremos torradas de alho e de azeite.

Para esta receita, você vai precisar de:

- 5 pães franceses (ou francês, segundo alguns gramáticos) amanhecidos cortados em rodelas
- 4 colheres de maionese
- 2 colheres de alho picado e amassado
- 1/2 tablete de tempero (sabor de sua preferência. Se for aquele famoso, de saquinho, use o amarelo)
- 5 colheres de queijo ralado
- 80ml de azeite (aproximadamente)
- orégano a gosto

Para ajudar a cortar o pão em rodelas firmes, deixe os pães no congelador por 1/2 hora e use uma faca de corte sem serra.



Em uma tigela, junte o alho picado e amassado, a maionese, o tempero (se for o de cubo, derreta em uma colher de maionese antes. Se for o de pozinho, pode colocar direto) e o queijo ralado. Nesra receita, usei o queijo ralado grosso, mas nada impede que você utilize o queijo ralado normal (acho até melhor).

Misture bem todos os ingredientes até obter um creme uniforme. Tome cuidado se utilizar o tempero em tablete para não deixar pedaços. Eles são extramente salgados e podem estragar a sua torrada.


Com a ajuda de uma faca redonda, espátula ou a boa e velha colher, espalhe a mistura pelos pães cortados. Certifique-se de que toda a superfície ficou coberta.

Vá colocando numa assadeira. Não precisa untar. Terminada as de alho, vamos para as de azeite. Aconselho que coloque o azeite num recipiente e espalhe pela torrada com a ajuda de uma colher. Evite colocar diretamente da garrafa ou da lata no pão, pois eles podem encharcar. Após colocar o azeite, jogue um pouco de orégano.

 Evite colocar azeite demais no pão, para não encharcá-lo. O azeite tem um gosto muito forte, colocando demais, pode enjoar. O orégano idem.

Leve ao forno médio pré aquecido por aproximadamente 10 minutos. Esse tempo varia de forno pra forno, e ninguém gosta de torradas queimadas, portanto, fique de olho.


Você saberá se as torradas estão no ponto quando o creme de alho ficar dourado, bem como as bordas da torrada. Evite tirar antes, pois o pão com creme fica mole e com o sabor muito forte. Também não passe creme demais, senão a torrada não assa. Tome cuidado ao retirar do forno.
Sirva quente, com chá ou café. No frio é melhor ainda! Tente consumir no mesmo dia, pois por ser úmido, o creme de alho deixa as torradas murchas quando esfriam, então, nada de estocar!
Uma coisa legal que você pode utilizar para fazer as torradas são aquelas bordas de pão de forma. Não conheço muitas pessoas que sejam fãs daquela parte do pão, e geralmente as jogam fora. Você pode pegá-las, colocá-las numa forma e assá-las. Ficam ótimas como acompanhamentos de sopas e patês, e você evita o desperdício.


Um comentário:

Naiha disse...

Acabei de comer e já deu fome de novo hahahah. Muito yummy

Postar um comentário

Quem quiser, também pode mandar e-mail pra comidascriativas@gmail.com que retornaremos o contato. Tivemos tirar a postagem anônima por causa da quantidade de spans =/
Se você tiver alguma dúvida da receita e postar aqui, não se esqueça de vir olhar a resposta, porque sempre respondemos em 24h +/- (ou deixe o seu e-mail)