terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bolo de doce de leite

Michelle: OI

Hoje eu tive uma ideia de bolo, e junto com a minha mãe (que é a mestre na execução (criação também) de receitas) a ideia se realizou, mais por diversão do que por vontade de comer doce.
O bolo é pra quem não é froxo pra doce e adora um doce de leite. Quanto 'doce' em poucas linhas; vamos pra receeeita.
.
Massa:
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha
  • 1/5 xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio e cobertura:
  • 2 latas de leite condensado
  • Coco ralado a gosto
  • Nozes a gosto
Começando com o preparo do bolo. Para a massa bata as claras em neve, depois acrescente as gemas e bata mais uma vez, acrescente a açúcar, bata de novo, pra dissolver bem no ovo, então adicione a farinha, o leite e o fermento em pó, batendo bem de novo. Aí já pode despejar numa assadeira pequena, bem untada com margarina. Asse em fogo médio até dourar, pra checar se está assado, espete um palitinho de dente, se ele sair limpo, sem a massa ainda cremosa, já está bom. Dê sempre umas olhadas através do forno, porque o tempo depende do fogão.
Depois de assado, desenforme o bolo sem estar nem muito quente nem depois de ter esfriado, pra não quebrar. Abra o bolo e o divida em duas camadas, e reserve, porque agora é hora de falar do recheio.
Coloque as duas latas de leite moça numa panela de pressão, e deixe-as fervendo por aproximadamente 40 minutos. Quando tirarem as latas da panela, abram com cuidado (vai estar tudo muito quente) e teremos nosso doce de leite.
Voltando as duas camadas do bolo, umedeça a primeira camada, a base do bolo, com leite, depois coloque uma das duas latas de doce e espalhe, salpique coco ralado a gosto por cima. Agora cubra colocando a segunda camada do bolo, também a umedeça com leite e cubra com o resto do doce de leite, por fim, jogue nozes picadas a gosto, e pronto!
Mais uma coisinha: gelado fica melhor.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem quiser, também pode mandar e-mail pra comidascriativas@gmail.com que retornaremos o contato. Tivemos tirar a postagem anônima por causa da quantidade de spans =/
Se você tiver alguma dúvida da receita e postar aqui, não se esqueça de vir olhar a resposta, porque sempre respondemos em 24h +/- (ou deixe o seu e-mail)