quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mousse de maracujá

Oooi
Boa tarde gente. 
To toda trabalhada na fruta ultimamente, mas comigo isso nunca é muito liiiiiight. Então vamos fazer um mousse, né? 
O mousse de maracujá é meu favorito, acho que ganha até do de chocolate, apesar de deixar umas dúvidas, porque competir com qualquer coisa que tenha chocolate não é fácil pra nada nem ninguém (aloca).
Garanto que é facinho, e quando eu era criança/adolescente me parecia tão complicado, mal sabia que eu, mesmo neném e sem muitas habilidades, podia ter o poder de comer esse mousse quando eu quisesse, era basicamente só saber ligar o liquidificador.
Olha aí o que vamos precisar:
  • 4 maracujás (médios ou grandes)
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
Quando você usa creme de leite numa receita em que o creme precisa ser mais firme, é sempre bom deixar na geladeira um tempo antes de usar.
Tire toda a polpa dos maracujás e bata no liquidificador com uma xícara de chá de água, é pouquinha água, só pra bater, porque precisa ficar um suco beeemmmm concentrado. Deixe esse suco descansando para que o resíduo das sementes desça todo para o fundo do copo.
Depos despeje esse suco de volta no liquidificador, tentando o máximo possível manter as sementinhas no fundo do copo, elas não podem bater junto com o mousse. Uns míseros pontinhos pretos dessas sementes vão acabar escapando e indo pro liquidificador, mas aí tudo bem, não dá nem pra perceber e é meio difícil absolutamente nenhuma escapar junto com o suco. 
Agora adicione no liquidificador o creme de leite e o leite condensado, e bata tudo bem batido. 
Passe esse creme para qualquer recipiente que você tenha escolhido para colocar seu mousse, e deixe na geladeira por umas duas horas. Dica para os apressados: ele endurece relativamente rápido, mas em umas duas horas ou um pouco mais, ele fica mais perfeitinho. (ou seja, até dá pra comer antes de passar as duas horas hein uhahua)


O ácido do maracujá realmente funciona muito bem junto com o creme de leite, fazendo ficar com textura de mousse (e bem cremoso) sem ajuda de nenhum tipo de gelatina.
Quanto a quantidade, dá pra encher 4 taças dessas:


Boa sobremesa e até =)

UPDATE

Nunca incluí calda na receita aqui em casa. Mas minha sócia Thainá pode ajudar quem curte o mousse com calda. A receita dela pra calda é bem simples também:
  • 2 maracujás
  • 50 ml de água
  • 10 colheres de açúcar

Coloque a polpa dos dois maracujás em uma panela, junto com a água e o açúcar. Mexa beeeeeeeeeeem e deixa ferver por 5 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem quiser, também pode mandar e-mail pra comidascriativas@gmail.com que retornaremos o contato. Tivemos tirar a postagem anônima por causa da quantidade de spans =/
Se você tiver alguma dúvida da receita e postar aqui, não se esqueça de vir olhar a resposta, porque sempre respondemos em 24h +/- (ou deixe o seu e-mail)